WEBSITES
Um website é a vitrine virtual da sua empresa. Na loja física a empresa vende, enquanto que, na loja virtual as pessoas compram.
Quando as pessoas querem comprar algo elas pesquisam na web e sua empresa precisa estar lá simplesmente porque ele quer comprar! Nesse caso é ele que vai comprar e não sua empresa que vai vender, sabe a diferença? Sua empresa não precisou convencê-lo da compra e fechar a venda, ele já veio interessado em comprar. É por isso que websites são poderosas ferramentas de vendas.
Para ter um website é preciso comprar um domínio, uma hospedagem e ter alguém que crie o seu website para publicá-lo na web.
Todo domínio é constituído de www.domínio.subdomínio. Onde domínio é o nome da sua empresa ou qualquer nome disponível que você deseja. Subdomínio é usado para categorizar o website, ou seja, pelo subdomínio sabemos se o site é de uma empresa, advogado, contador, um blog, etc.
O domínio deste site é "aladin" e subdomínio "emp.br". Este subdomínio quer dizer que se trata de uma microempresa.
Domínios e hospedagens precisam ser renovados periodicamente. O mínimo é 1 (um) ano para domínio e 1 (um) mês para hospedagem. O ideal é contratar ambos por 1 ano ou mais (aproveitando o desconto de escala) e renovar ao mesmo tempo.
TIPOS DE SITE
Basicamente 2:
- Estáticos;
- Dinâmicos;
Sites estáticos são sites HTML, normalmente são landing pages.
Vantagem: carrega rápido; hospedagem mais barata; configurações mais simples.
Desvantagem: conteúdo fixo; precisa solicitar qualquer atualização.
Exemplos: apresentação da empresa, o que ela faz, endereço c/ mapa, telefone; landing pages de produtos da Hotmart etc.
Sites dinâmicos são sites normalmente feitos em PHP e precisam ser processados (reenderizados) no servidor, portanto são mais lentos e dependem de módulos de cache instalados lá para carregarem mais rapidamente. Uma página em cache é como uma página já reenderizada e salva como página estática.
Vantagem: conteúdo pode ser atualizado pelo próprio cliente.
Desvantagem: Hospedagem mais cara; configurações mais complexas.
Exemplos: Páginas de igreja (o pastor pode inserir estudos bíblicos), blog de jornalistas (podem inserir artigos) etc.
Após o site criado e devidamente instalado e configurado o conteúdo pode ser editado mediante login com usuário e senha com páginas web criadas como se fossem um editor de textos (MS Word, por exemplo) podendo inserir gráficos, tabelas, vídeos etc.
Domínio na WWW
Um nome de domínio na World Wide Web (WWW) é um endereço eletrônico que as pessoas usam para encontrar seu site na internet. O que elas fazem é digitar esse domínio (a URL) na barra de endereço do navegador para acessar o seu site. Para ter um domínio a empresa precisa comprar esse nome e atrelar ao eu CNPJ. Sempre que alguém pesquisar o domínio (WHOIS) saberá qual é a empresa responsável por ele e desta forma irá descobrir se é uma empresa legalmente constituída ou criada por qualquer um (talvez para dar golpes).
EMAIL CORPORATIVO
Um email corportativo carrega o domínio da sua empresa. É um email confiável que não pode ser confundido como golpe (scam) e portanto não irá parar na lixeira por conta disso.
Um email é constituído de "nome de usuário"@domínio.subdomínio.
Portanto, ao enviar um email com domínio próprio o recebedor não terá dúvidas de que é alguém da empresa que está mandando e não qualquer um tentando se passar por ela. Igualmente o contrário, ao enviar um email para alguém com email corporativo a empresa não poderá alegar que não recebeu, pois só a empresa poderá criar os emails corporativos dela.
SEMPRE UTILIZE OS EMAILS CORPORATIVOS DA EMPRESA
Se uma empresa tem website então não se justifica que ela não tenha emails corporativos, pois isso quer dizer que ela já tem um domíno e uma hospedagem e estes são os pré-requisitos básicos para qualquer empresa ter emails corporativos sem custo adicional.
Ao enviar um email para uma empresa com domínio genérico (gmail.com, hotmail.com, outlook.com, bol.com.br etc) ela poderá alegar que simplesmente não recebeu este email, que o email era pessoal de um empregado que não está mais no quadro há muitos anos ou que qualquer outra pessoa poderia estar se passando por alguém da empresa visto que não tem como ela identificar quem é a pessoa detentora daquele email. Emails genéricos são emails pessoais, podem ser usados por uma empresa, mas não prova que é dela, pois pode ser de qualquer pessoa.