Somos um parceiro REVERDE!

Quer pagar menos na sua conta de energia elétrica?

Faça uma assinatura de energia solar compartilhada conosco! Calma, não é compra de placas solares! Aliás, você não vai comprar nada, é de graça! Leia até o final e assista os vídeos para entender melhor.

Se você é daqueles que já fica nervosinho quando sobe a bandeira amarela ou vermelha na conta de luz e nunca vê um jeito dela baixar -só subir- então você vai gostar dessa! Acompanhe até o final.

 

Quanto vai ser o meu desconto?

Depende da região em que você se encontra.

Em Alagoas, por exemplo, na data em que esta página foi publicada, o desconto para Pessoas Físicas é de 10%, enquanto que, para Pessoas Jurídicas é 17% no consumo, ou seja, descontando o custo de disponibilidade (taxa mínima) da distribuidora porque é o que se pode injetar de créditos na conta. Isso representa uma boa economia anual de vantagem. 

Deve fazer parte da educação financeira das pessoas e contabilidade de custos das empresas que visam prosperar.

 

Como essas usinas solares podem vir até a mim?

Consórcio ou Cooperativa de energia compartilhada
  • Caso seja empresa, um consórcio.
  • Caso seja Pessoa Física, uma cooperativa.

Estes são os veículos de contratação mais comuns para Geração Distribuída de energia elétrica Compartilhada. Nossa empresa faz toda essa intermediação em parceria com a Reverde para você.

 

Todo mundo pode participar?

Não! Só quem está em dia com a sua conta de energia e não possui nenhum parcelamento, nem problemas com SPC/SERASA, nem já tenha energia solar ou tenha conta com tarifa social.

Pré-requisitos de consumo mínimo:

  • 110 kWh rede monofásica 
  • 130 kWh rede bifásica
  • 180 kWh rede trifásica
  • 1000 kWh Pessoa Jurídica 

Importante saber que nem sempre será possível injetar 100% de energia solar do seu consumo dependendo da sua distribuidora por conta do custo de disponibilidade delas.

 

Custo de dispobibilidade

É a taxa mínima que você paga à distribuidora independentemente se você gastou energia ou não (Viu? Pode ficar tranquilo que elas não vão falir). Enfim, é o custo para levar a energia elétrica até você, mas quanto é cobrado?

  • 30 kWh rede monofásica 
  • 50 kWh rede bifásica
  • 100 kWh rede trifásica

Podemos perceber que há uma diferença padrão de 80kWh para tornar viável a participação (consumo mínimo além do custo de disponibilidade). 

 

Onde a Reverde tem energia?

  • Alagoas: Equatorial
  • Bahia: Neoenergia COELBA
  • Ceará: ENEL
  • Mato Grosso: Energisa
  • Mato Grosso do Sul: Energisa
  • Minas Gerais: CEMIG
  • Pernambuco: Neoenergia CELPE
  • Rio Grande do Norte: Neoenergia COSERN
  • São Paulo: CPFL Paulista
  • São Paulo: Elektro
  • Tocantins: Energisa (a partir de 07/2024)

 

Qual é o papel da distribuidora de energia?

A distribuidora tem a função principal de entregar energia para os consumidores. No Mercado Cativo, distribuidora presta o serviço de entrega e vende a energia. No Mercado Livre, a distribuidora passa a ter o papel exclusivo de entrega da energia.

 

💡 Como fica a responsabilidade da Distribuidora e da Reverde?

🔌Distribuidora (não muda nada)
✅ Manter a entrega de energia de forma estável e segura
✅ Solucionar eventos de queda no fornecimento (falta de energia)
✅ Arcar com prejuízos (Ex.: queima de eletrodomésticos) decorrentes de problemas na entrega da energia
✅ Manutenção da rede de distribuição e do ponto de entrega da energia

☀⚡Reverde
✅ Disponibilização da energia para a distribuidora
✅ Injeção dos créditos de energia solar correspondentes ao consumo do cliente em sua fatura

 

Por que eu nunca ouví falar disso?

Essa lei é nova, datada de 2022, mas já deu na TV sim, acompanhe a reportagem:

 

Deixe de me enrolar e diga logo quanto custa!

Nada! As usinas solares recebem créditos pela geração de energia elétrica e não dinheiro. Entretanto, esses créditos podem ser compartilhados com você conforme vimos no início e é por isso é que você tem a chance de se organizar com elas, sejamos honestos! (ninguém está sendo bonzinho aqui)

 

Qual é a segurança jurídica disso?

Todas estas modalidades de geração distribuída supracitadas são possíveis por conta das Resoluções Normativas nº 482 de 2012, substituída pela 1059/2023, e 687 de 2015. A partir de sua publicação, as concessionárias de energia passaram a fazer a chamada compensação de créditos, permitindo a injeção de energia na rede e possibilitando o início do mercado no Brasil. A lei federal 14.300 de 2022 trouxe mais estabilidade para o modelo regulatório, garantindo a preservação dos benefícios da GD por muitos anos.

 

'Tá bom já! Quem é que vai fazer essa ponte para mim? Quero começar logo!

A Aladin Apoio Administrativo Ltda é uma empresa legalmente constituída, fundada em 2015, e parceira da Reverde desde 2023. Nós vamos acompanhar você nessa jornada, mas vamos precisar dos seus documentos porque você vai ter que fazer um contrato, não é brincadeira. Faremos o seu cadastro, vamos mandar o contrato para você e te acompanhar você até a sua ativação e o recebimento da primeira conta. Seus dados estão protegidos pela LGPD e estaremos sempre disponíveis para você, pode ficar sossegado. 

 

Documentos necessários

  • Pessoa Física: Documento de Identidade (frente e verso); e-mail e telefone celular preferencialmente com WhatsApp.
  • Pessoa Jurídica: Documento de Identidade do titular (frente e verso); Comprovante de Inscrição do CNPJ (Cartão do CNPJ); Ato Constitutivo (Contrato Social); o e-mail cadastrado na Equatorial; telefone celular preferencialmente com WhatsApp do titular (assinar o contrato) e do tesoureiro (quem vai receber a conta).

Mediante essa documentação é possível puxar a segunda via integral da conta de energia no Portal da Distribuidora e anexar todos os documentos necessários ao seu cadastro na Reverde.

O cliente receberá um link para assinatura digital do contrato via serviço da ClickSign. Preste atenção no seu Whatsapp!

Após análise do cliente e sendo deferido seu pedido de ativação a Reverde enviará cópia do contrato via e-mail e toda orientação via WhatsApp.

A conta da Reverde virá por e-mail e/ou WhatsApp no próximo mês.

Lembrar de tirar a conta da distribuidora do débito automático e começar a pagar somente a conta da Reverde (lembre de pagar manualmente a conta anterior da Equatorial caso a conta da Reverde só venha no mês seguinte).

Após o pagamento da conta da Reverde em até 2 dias ela manda o comprovante de pagamento da sua conta pelo Whatsapp. Pode entrar no site da sua distribuidora de energia e conferir lá que a conta está baixada! Se ainda houver qualquer dúvida entre em contato conosco, nós da Aladin estamos sempre prontos para te ajudar!
 

Posso eu mesmo fazer o meu cadastro?

Você pode sim fazer o seu cadastro por meio do nosso link: https://www.reverde.com.br/desconto-na-luz?re=r54zm

Vá sem medo até o final! É de bom alvitre que seus dados estão protegidos pela LGPD. Estaremos lá quando precisar da mesma forma! Se preferir fale comigo primeiro.