O que é um consórcio?

Consórcio é uma sociedade formada por pessoas ou empresas com número de cotas e prazo definidos em contrato. O prazo é o tempo máximo que o consorciado tem para pagar o consórcio e utilizar o crédito contemplado tendo como objetivo a compra de um bem móvel, imóvel ou serviço. O fundo é gerido por uma administradora autorizada pelo Banco Central. É oficialmente formado após a primeira assembleia ordinária. Todas as regras de funcionamento do grupo devem constar em um contrato.

 

O que observar no contrato de consórcio?

Voce deve verificar se o crédito, o prazo e todos os valores a serem cobrados ao grupo estão corretos. Por exemplo: taxa de administração, fundo de reserva, seguros, possíveis multas e outras depesas. 

Critério de reajuste do crédito e das parcelas assim como as consequências por atrasos no pagamento.

Periodicidade das assembleias, métodos de sorteio, ofertar lance e apuração.

Garantias que deverão ser apresentadas para a liberação do crédito.

 

É possível entrar em um consórcio já formado?

É possível entrar em um grupo já formado ou em formação, mas a data de encerramento do grupo é a mesma para todos. Quem entrar depois vai ter menos tempo para pagar o consórcio.

 

Como funcionam as assembleias de consórcio?

São as reuniões dos consorciados onde são realizadas as contemplações e prestação de contas. Podem ser mensais, trimestrais ou semestrais. 

Assembleias extra-ordinárias acontecem sempre que algum assunto importante precise ser votado pelos consorciados. 

 

Como ser contemplado no Consórcio? Como funcionam os lances?

Contemplação é quando o consorciado ganha o direito de usar o crédito ou quando o participante desistente recebe os valores devidos.

Pode acontecer por sorteio ou lance. Esse sorteio pode ser feito por globo giratório ou resultado da loteria federal, vale o que constar no contrato.

Os lances funcionam como um leilão, quem ofertar o maior lance é contemplado, só o vencedor paga o lance que deu. O lance pode ser feito com recursos próprios do consorciado para ter direito de receber 100% do crédito ou o consorciado pode oferecer parte do próprio crédito como lance, é o chamado lance embutido, neste caso o lance é descontado do crédito a receber.

Lances trabalham como um adiantamento de pagamento de parcelas ao consórcio.

Se João tem um consórcio de 50mil e ganha com um lance embutido de 10 mil então ele receberá 40mil de crédito, enquanto que, se João ofertasse 10mil do próprio bolso então receberia os 50mil todo.

Após a contemplação vem a garantia e as parcelas de furo, se prepare.

 

Para que servem as garantias no consórcio?

O consorciado contemplado precisa apresentar garantias de que pagará todo o saldo devedor senão o grupo não terá condições de fazer novos contemplados.

Portanto, se for contemplado e não pagar será executado a garantia. A garantia de Bens Móveis é sempre o próprio Bem que fica alienado à administradora até a quitação do saldo total. A administradora poderá exigir uma garantia complementar ou um fiador.

A solicitação de garantia está prevista na Lei 11.795/2008, mas deve também constar no contrato.

 

O que é parcela de furo?

Quando se adere ao consórcio em um grupo que está em andamento, as parcelas referentes às assembleias já realizadas são chamadas de "furo" e serão rateadas nas parcelas a vencer quando a sua cota for contemplada ou poderão ser pagas com recurso próprio.


Parabéns! Você concluiu a leitura das informações básicas que todo mundo deve saber antes de entrar em um consórcio.

Por que esperar pelas coisas boas? Clique no balão de mensagem.

Parceria Aladin, serviços geniais.